Mercado Caparrosa

O Mercado Municipal foi inaugurado em 1951, com toda pompa de uma obra inovadora. Erguida em concreto armado e com estilo eclético, a primeira desse porte em Barreiras, a obra teria sido projetada e executada por Geraldo Mum, um suposto príncipe do país balcânico de Montenegro.

A construção foi feita para abrigar, em sua parte interna, a feira de Barreiras. Mas não demorou muito para que – com o passar do tempo e o crescimento da cidade, os feirantes também expusessem seus produtos no entorno do Mercado, mais especificamente, em frente à entrada principal, na Praça Landulpho Alves.

A feira funcionou nesse mesmo local até a década de 1990, quando foi transferida para o Centro de Abastecimento, no entorno da BR-242. Em 2003, o edifício foi rebatizado, passando a se chamar Mercado Caparrosa, uma homenagem ao primeiro Intendente de Barreiras. Hoje, o local é ocupado por bares e restaurantes, em suas dependências externas, e sedia, eventualmente, festas, ensaios e mostras culturais, no espaço interno.